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30 de jun. de 2011

Endomarketing - Que p. é essa ?


A importância do endomarketing


Antes de falar sobre o assunto vamos entender do que se trata:

Abaixo segue pequeno trecho sobre endomarketing descrito no wikipedia.
“A publicidade e propaganda se caracterizam pela sua enorme capacidade associativa. A mensagem passa por diversos canais de comunicações e compreensões.
Por serem assuntos muito ligados e com diferenças muito tênues, cabe salientar que a publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação paradoxal de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos à instituição. Assim, a publicidade institucional não visa apenas atender ao público interno, mas transpassar ao público externo determinados preceitos que irão valorizar a instituição de um ponto de vista simbólico para o comunidade/ambiente em que a instituição pertence ou está inserida.

O papel de trabalhar com o público interno é essencialmente do endomarketing, sendo a ferramenta que evita a disparidade do discurso institucional com as ações organizacionais praticadas dentro da instituição.”

Uma empresa que adota este conceito, torna clara e eficiente suas ações junto ao público-alvo, afinal ela passa a compreender sua verdadeira “missão” e o mais importante, sua “vocação”.

Ações de endomarketing como vídeos institucionais, treinamentos, publicações e campanhas internas fazem com que todas as “partes” que formam uma empresa fiquem alinhadas em seus objetivos e discursos.

Um bom exemplo disso foi uma ação realizada pela j2 há alguns anos para a Faber-Castell. Na época, o“Trade Marketing” ainda era um setor subvalorizado pelas empresas. Propusemos ao cliente a criação de uma publicação voltada ao papeleiro, com dicas e sugestões de como ele poderia melhorar o próprio negócio através dos novos conceitos de disposição de produtos no PDV, aproximando-o da empresa.

Esta ação gerou edições periódicas, enviadas via correio diretamente ao papeleiro, e posteriormente, distribuídas via email a todos os colaboradores da empresa como forma de pulverizar as informações.

Este exemplo ilustra muito bem o alcance das ações de endomarketing e sua finalidade:
Confira no diagrama abaixo:

Setor solicitante: Trade Marketing

Alcance da publicação: diretores, equipe de vendas (todos os níveis), equipe de R.H e papeleiro.
Nesse diagrama simples podemos compreender o alcance de uma ação de endomarketing.

A consequência deste projeto foi o alinhamento de discurso dos diferentes setores, que embora trabalhassem de forma autonoma e distinta, possuíam um mesmo objetivo: aumentar as vendas.

Desta forma, o vendedor “ganhou” um novo aliado no seu “discurso de venda”.
Aliado ao treinamento da equipe de vendas, a ação valorizou o trabalho do papeleiro que passou a se sentir mais seguro para modificar o seu PDV e, assim, aumentar a venda de produtos, mesmo em períodos de menor procura por itens de papelaria.

Concluindo: uma ação interna, quando bem planejada, terá refexo direto na maneiro como o consumidor “enxerga” o produto.

“O seu mundo exterior reflete o seu mundo interior”. Sabedoria oriental que se encaixa perfeitamente no modo como uma empresa deveria se mostrar ao mundo.

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