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9 de jun. de 2011

Comunicação Integrada

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).
Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como a somatória de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam oshouse organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.

Reunir todos eles numa mesa para um diálogo produtivo, é uma dificuldade (ou algo impossível) em muitas (talvez na maioria) das organizações. A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte este situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona. 
(trecho publicado no winkpedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_integrada)

Nós profissionais de comunicação temos que ter em mente o novo formato da comunicação empresarial, oferecendo ao nosso cliente uma solução inteligente e dinâmica de se adequar a esse novo mundo.

Redes Sociais: Muitos afirmam que isso não passa de modismo (antes era o orkut e hoje é o facebook) e que não existe nenhuma razão para gastar verba com pessoal para cuidar somente disso. Erro grave de comunicação, modismo sim, mas somente na “etiqueta” dessa mídia, ontem foi o icq, o orkut e hoje temos o facebook, linkedin, blogs e twitter que estão cada vez mais integrados e assumindo um papel de singular importância no mercado.

Sites: Com essa nova forma de se comunicar, as empresas não só devem ter um site institucional, como também esse mesmo site dever estar integrado as redes sociais, tornando-o mais dinâmico e acessível, foi-se o tempo em que vc precisava produzir sites ultra-mega-animados com visual de tirar o fôlego, hoje vc precisa produzir um site muito mais clean e conectado, sendo alimentado pelas redes sociais, e fazendo delas instrumento de alcance do seu publico-alvo.

Publicações: O bom e velho material gráfico, ainda resistirá mas dessa vez precisará se desdobrar em vários formatos (como aconteceu com o lançamento da internet) e o profissional de publicidade, deverá pensar não só na beleza estetica dessa publicação no papel, mas também essa mesma publicação em tablets e smartphones.

Com todo esse avanço, nos cabe correr a frente dessas tendências e apontar as melhores estratégias para se comunicar com eficiência e lucrar com essa nova realidade.

Guto Leirião

(Publicitário e Gerente de Atendimento da j2 Comunicação)

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